"Let me tell you a story to chill the bones, about things that I saw... "

quinta-feira, 4 de março de 2010

A little priest

Hai pessoas! Quanto tempo, nem lembrava mais da interface do blogspot x) As falhas técnicas foram resolvidas em parte, mas pelo menos o chrome ta me obedecendo de novo. Bom, depois de assistir Sweeney umas trinze vezes resolvi escrever sobre o tema de hoje.
Em uma cena do filme,por sinal a minha favorita, Mrs. Lovett (par "romântico" de Depp no filme) tem a brilhante idéia de tornar-se sócia de Sweeney. Como? É simples, o barbeiro mataria seus clientes e a dama aproveitaria a carne dos cadáveres para trazer de volta aos negócios suas tortas. Bizarro? De certo que sim, mas não é uma apenas mais uma cena. Para os que já assistiram o filme, e tem uma visão crítica mínima, sabem que se trata de uma "exposição" da realidade humana. Aqui vai um trecho da música:
Todd:
- The history of the world my love!
Lovett:
- Save a lot of graves, Do a lot of relative favors!
Todd:
- Is those below serving those up above!
Lovett:
- Everybody shaves, so there should be plenty of flavors!

Nessa passagem ambos tentam justificar tal associação usando a desculpa de desigualdade social, deixando de lado a ética. Levando em conta que o musical em que o filme se baseia estreou na década de 70, podemos concluir que o mundo sempre foi assim e sempre vai ser. É verdade que hoje em dia a coisa tá cada vez mais tensa, as pessoas mais violentas e aquele famoso pavio curto ta quase desaparecendo de vez. Mas a mesma frase "Its man devouring man my dear", usada no musical em 1979 se aplica aqui e agora e se aplicaria/aplicará em qualquer outra época. Todos os conflitos internacionais têm como justificativa, mesmo que camuflada, a sede de poder, de querer ser mais, e qual a forma mais fácil de subir? Usando de escada os que estão em cima, escalando até o topo e derrubando os mesmos para evitar a ameaça de cair.
Ai vem aquele velho pensamento ingênuo "é só conscientizar as pessoas". Não é bem por ai... Existem ideologias diferentes, religiões diferentes, pessoas diferentes reagem de maneira diferente às situações. A paz mundial é tolice, utopia, sempre vão existir aqueles que querem se sobressair. Por isso o socialismo não dá certo, nem nenhuma outra ideologia/forma de política igualitária. Não sou contra o socialismo, mas mesmo que você consiga converter uma nação em socialista, haverá resistência, e como você reprime a resistência? Pisando nela, evitando a ameaça de cair.[2]
Então só uma dica, não tentem subir na vida pisando nos outros, porque um dia isso volta pra você.


I missed you ppl *-*

Ichibi ;**

Nenhum comentário:

Postar um comentário